DESTAQUE-SE NO MERCADO DE TRABALHO ANTES DE SAIR DA FACULDADE

 

Tenho visto muitas pessoas reclamarem de que depois de formadas na faculdade, ou não conseguem trabalho na sua área de formação, ou não conseguem trabalho nenhum.

O que acontece é que na hora de escolher uma graduação, essas pessoas podem apenas seguir o curso das matérias e mais nada. Deixam de levar em conta a região onde vivem, se ela possui campo de trabalho pra área do curso escolhido, deixam de se capacitar durante a graduação entre muio outros parâmetros que são esquecidos e depois fazem muita falta na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Por isso eu vou dar algumas dicas para que você possa evitar frustrações depois de se formar.

Segue uma lista abaixo:

  •  ESTÁGIO:

Se você não precisa de um trabalho fixo ou uma renda, com certeza você precisa levar muita consideração para o estágio. Eu entendo que a remuneração é bem pouca e não lhe assegura os mesmos direitos trabalhistas, mas o conhecimento e a experiência que lhe trarão será de grande peso no seu currículo, principalmente depois de formada. Então vale à pena fazer. Lembrando que trabalhos voluntários também lhe trarão um diferencial. 

  • CURSOS NA ÁREA DE INFORMÁTICA E DE EXTENSÃO:

Certa vez me deparei com uma amiga formada em Publicidade que estava se batendo em busca de trabalho na sua área, mas até o momento nada lhe aparecia. Toda a entrevista que ela fazia, era lhe um requisito pra vaga ter domínio na área de informática, no caso dela ela era requerido domínio do photoshop ou web designer e ela não havia feito nada no decorrer de sua graduação, nem mesmo estágio.

Enfim, o exemplo que usei foi pra mostrar que as empresas querem profissionais extremamente capacitados mesmo que estejam recém-formados. Portanto se você começou sua graduação ou ainda falta um tempo pra terminar, sugiro que comece a sua busca por capacitação. Avalie o seu curso e qual caminho você quer seguir fazendo cursos ligados à sua área. Eu por exemplo, faço Administração Pública, mas estou me direcionando para lecionar em nível superior depois de me formar, então automaticamente eu vou buscar cursos de extensão ligados a essa área.

  • DOMÍNIO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA:

Nem preciso dizer que dominar o inglês é essencial pra quem quer se destacar no mercado de trabalho. Mas além do inglês, a cereja do bolo é ter domínio não só do inglês como também de uma outra língua bastante usada. Vi muitas pessoas extremamente capacitadas para tais vagas, mas acabavam por perder para pessoas que falavam o idioma, tudo isso pra você ver tamanha importância que é falar uma língua estrangeira. Hoje em dia é indispensável dominar uma língua diferente, já que o mundo está super globalizado e muitas empresas de fora estão vindo para o Brasil. Sugiro que você além do inglês aprenda uma língua oriental, como o mandarim por exemplo e o francês, ambas línguas particularmente especiais e que trarão um diferencial para o seu currículo no futuro.

  • BOAS NOTAS:

Pode não parecer importante, mas os alunos recém-formados ao procurar emprego são muito avaliados por seu desempenho nas notas e no decorrer do curso.

Muitos são avaliados em sala de aula. Por isso se você é do tipo que costuma matar muita aula, pagar pra que alguém faça seus trabalhos ou só vai pra faculdade pra fazer farra, saiba que isso pode afetar e muito o seu futuro no mercado.

  • PÓS-GRADUAÇÃO E MESTRADO:

Mesmo que você pense que após terminar sua graduação você não precisa fazer mais nada, a verdade é que todo o estudante que não faz nada além dos quatros anos de faculdade, acaba ficando estagnado no mercado com uma baixa posição nas empresas e ganhando pouco, diferentemente dos demais que continuaram seus estudos. As empresas dão muita preferência pra quem faz pós ou mestrado.

Acredito muito que se você seguir essas dicas você vai encontrar seu espaço e será um profissional disputado para as empresas o que é o sonho de muitos, mas onde poucos alcançam.

Gostou do post. Deixe seu comentário! 🙄